EDUCAR PARA UMA ECONOMIA CIRCULAR
A implementação de ações de educação e sensibilização são fundamentais para promover uma mudança no comportamento humano e evoluir para uma economia cada vez mais sustentável. É precisamente este o objetivo do projeto “Educar para uma Economia Circular”, dinamizado pela Resíduos do Nordeste.
A iniciativa procura implementar ações de educação e sensibilização com foco nos primeiros patamares da pirâmide de resíduos, ou seja, a prevenção, a reutilização e a reciclagem. Com a implementação deste projeto, a Resíduos do Nordeste procura dar a conhecer a existência de práticas circulares no modelo de gestão de resíduos, através do envolvimento de diversos setores, incluindo a economia, a biodiversidade e as pessoas.
Entre os objetivos da iniciativa, destacam-se a prevenção da produção de resíduos, a redução do desperdício alimentar, a valorização dos resíduos como recurso, o aumento da recolha seletiva, a utilização de recursos de forma mais eficiente, a extração de valor dos resíduos transformando-os em produtos e a valorização do conhecimento dos cidadãos.
Esta iniciativa abrange medidas e ações específicas para diferentes tipos de resíduos, tais como os biorresíduos, onde por exemplo, foi promovida a compostagem de origem doméstica e comunitária, através de ações de demonstração e formação. Foram ainda implementadas ações-piloto para doação de alimentos por aproximação da data de validade, com o objetivo de evitar o desperdício alimentar, além de outras medidas como a diminuição da produção de embalagens desnecessárias e de uso único.
Outras iniciativas incluem o desenvolvimento de um banco online de produtos alimentares locais, a edição de um “Guia para uma Gestão Circular de Resíduos”, ateliers de produção de sabão a partir de óleo alimentar usado e teatros de rua, com o intuito de reforçar a importância da separação seletiva e apoiar a comunidade na abordagem aos temas da prevenção e preparação para a reutilização.
A correta utilização dos recursos afetos à gestão de resíduos tem sido uma prioridade para a Resíduos do Nordeste, que, desta forma, tem vindo a contribuir para uma Região Norte mais circular e sustentável.
Saiba mais em residuosdonordeste.pt/eec