ZOURI, A MARCA DE CALÇADO ECO VEGAN
O impacto do lixo marinho nos oceanos é um dos problemas ambientais mais preocupantes e urgentes que enfrentamos nos dias de hoje. Todos os anos, toneladas de resíduos são descartadas incorretamente, acabando nas águas costeiras, causando um impacto destruidor nos ecossistemas marinhos e nas comunidades que dependem destes.
Nesse sentido, é fundamental agir e adotar medidas que promovam a redução de produção de resíduos, bem como a reutilização dos mesmos, criando dinâmicas que estimulem uma economia mais circular e mais sustentável.
É com base neste desígnio que nasceu a Zouri, uma marca de calçado eco vegan, cujas solas são produzidas a partir de plástico recolhido na costa portuguesa. Além disso, os restantes materiais utilizados como o algodão orgânico, linho, cânhamo e piñatex, uma alternativa ao couro obtida da fibra das folhas do ananás, são também bastante sustentáveis. A marca acrescenta ainda que todas as matérias-primas são certificadas e produzidas de acordo com as regras do comércio justo.
Fundada em 2018, a Zouri tem vindo desenvolver um conjunto de iniciativas que visam minimizar o impacto ambiental e social, enquanto proporcionam conforto e estilo aos seus clientes.
De Guimarães para o mundo, são produzidos milhares de pares de calçado, sendo que cada um representa o equivalente a seis garrafas de plástico. Nestes últimos anos, a marca já foi responsável pela recolha de cerca de nove toneladas de plástico do mar português, em iniciativas que envolveram milhares de voluntários de todo o país, principalmente na Região Norte.
Ao utilizar materiais reciclados e processos conscientes, a Zouri demonstra que é possível criar produtos de qualidade sem comprometer o ambiente. Além disso, estas práticas sustentáveis são um excelente exemplo, mostrando que é possível conciliar lucratividade e responsabilidade ambiental, marcando um novo paradigma do setor da moda.
Saiba mais em zouri-shoes.com